O início da vida adulta é potencialmente cheio de oportunidades e desafios. O final da adolescência é considerado pelo aspecto psicossocial e é demarcado pela autonomia da pessoa. Mais do que cumprir determinados marcos sociais como finalização de estudos, entrada e/ou maior estabilização no mercado de trabalho, e a formação de novos laços sociais e amorosos, o início da vida adulta depende de uma nova posição pessoal, familiar e social do jovem.
Uma forma de entender a juventude é através do dilema entre isolamento e intimidade. Não à toa, uma das principais decisões que o jovem terá diante de si é entre estabelecer ou não uma relação amorosa íntima. Caso a escolha seja pela intimidade, restará a escolha de quem será este parceiro ou parceira com quem dividir a vida.
As visões de mundo da adolescência se consolidam e o jovem adulto tem uma maior definição de sua identidade. É a identidade do jovem que o guiará na tomada de decisões e na vida autônoma. Diante disso, a psicoterapia com jovens auxilia no processo de pensamento e tomada de decisões. A relação terapêutica estimula o desenvolvimento dos recursos emocionais e de
pensamento para esta fase da vida. A psicoterapia é um lugar seguro e sem julgamentos para que o jovem possa sonhar e projetar o futuro o que costuma refletir em ações no presente.
Agende sua consulta ou tire suas dúvidas por WhatsApp: