Na psicoterapia com as crianças é preciso entender e falar a linguagem delas. Por isso o principal recurso é a brincadeira. Através do brincar a criança se expressa de modo simbólico e deposita no brinquedo suas emoções, pensamentos e experiências.
Brincar é natural da criança e tem grande potencial terapêutico e de aprendizagem. Na psicoterapia infantil o objetivo é usar os recursos da brincadeira como instrumento terapêutico e transformador. Outros recursos utilizados em sessão são os jogos e desenhos. A regra é simples: encontrar a forma de expressão da criança e usá-la na interação com ela.
A parceria com as famílias, especialmente com os pais (ou principais cuidadores) da criança é fundamental. É importante que estejam informados sobre a situação-problema que a criança vive e quais ações podem ter para favorecer o bem-estar e a saúde mental dela.
O contato com os pais tende a ser mais próximo, especialmente se a criança está passando por alguma crise. Não se trata de orientações prontas, afinal não existe mágica. O objetivo é levar à autopercepção em relação ao filho ou filha, sensibilizar o olhar dos pais em relação à criança e construir em conjunto novas possibilidades na relação familiar.
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