Culturalmente nos habituamos a pensar na gravidez a partir de dois polos antagônicos: alegria e aceitação ou tristeza e rejeição. Mas em ambas as situações, parece haver a crença de que engravidar é fácil, rápido. Nem sempre é assim. Há casais que tentam uma gravidez por meses e por anos. O bebê planejado e desejado demora e os sonhos por vezes se transformam em dúvidas. São casais que comumente buscam médicos e serviços de saúde especializados na tentativa de obter auxílio profissional (e que, por vezes, é necessário).
Esperar a cegonha não é fácil. A expectativa da chegada de um filho é cercada de sentimentos diversos. A expectativa de uma gravidez, também. Pode ser a primeira gravidez, ou mesmo uma segunda ou terceira. A experiência de tentar uma gestação e ela demorar para acontecer costuma causar ansiedade, medo, angústia. São tantas incertezas que cercam esse momento da vida. Como lidar com ele? Como lidar com tantos sentimentos? Com tantos sonhos?
Cada pessoa tem sua própria forma de lidar com o período de tentativa de gravidez. Há quem prefira não falar a respeito. Há quem sinta necessidade de conversar sobre o momento vivido. A forma como cada pessoa passa por essa situação depende de características pessoais, da história de vida, dos recursos emocionais que a pessoa desenvolveu. Também pode surgir um sentimento sobre o qual pouco falamos: a inveja.
“Porque para alguns casais engravidam com facilidade?” “Porque aquela pessoa que nem queria engravidar engravidou e eu não?” “Quando será a minha vez?” “O que há de errado comigo?” E por aí vai... A inveja é natural do ser humano, mas é um sentimento envergonhado, pouco assumimos que ele existe em nós. Para casais que tentam engravidar, deparar com a gestação de outros casais é uma situação potencialmente geradora de inveja. Não existem regras mágicas que “resolvam” definitivamente o sofrimento pela demora em engravidar.
Negar a inveja pode levar a um sentimento rancor indefinido. Deixar a inveja aflorar sem barreiras, tende a minar os relacionamentos. A capacidade de cada um para lidar com a inveja e com o amargor que ela causa pode ser fundamental para a forma como essa pessoa se sentirá. Suportar a ansiedade não é fácil. É preciso que cada casal e cada pessoa que passa por essa situação encontre uma forma própria para lidar com seus sentimentos. O acompanhamento psicológico e/ou a participação de grupos (presenciais ou online) de pessoas que passam pela mesma situação, podem ser meios para se lidar com a espera pela cegonha.
Por: Carol Primo Psi